Somos...

Somos...
Rebele-se Contra o Racismo!

terça-feira, 12 de julho de 2016

‘Mulher Luiza Negra Bairros’

Ao avaliar a situação da mulher negra na sociedade brasileira, Luiza Bairros, disse:a
mulher negra embora esse esteja entre os que mais sofrem os efeitos do racismo, as mulheres negras são também as mais preparadas para transformar essa realidade.

Ainda somos parte das estatísticas do segmento que tem mais desvantagens na sociedade brasileira. Isso nos dá bem a noção do nível de dificuldades que nós mulheres negras temos que enfrentar. Ao mesmo tempo que o efeito do racismo se manifesta mais fortemente na nossa qualidade de vida, somos o setor da sociedade negra mais bem aparelhado para vencer o racismo”,

- Aos 63, Luiza viajava o Brasil militando pelo movimento negro e foi vítima de um câncer, contra o qual lutava há três meses..
Uma das principais personalidades brasileiras da luta contra o racismo, Luiza passou os últimos anos em viagens pelo país realizando palestras e trabalhando intensamente na articulação do movimento negro.. Fez sua carreira política na Bahia, onde era radicada. Formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possuía Mestrado em Ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Sociologia pela Universidade de Michigan., atividade que desempenhava há mais de 40 anos.

-Morreu na manhã de 12/07/2016 em Porto Alegre, aos 63 anos, a intelectual e ativista do movimento negro Luiza Helena Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial, cargo que ocupou entre 2011 e 2014. Ela foi vítima de um câncer no pulmão, contra o qual lutava havia três meses.


A UNEGRO RJ, lamenta a morte e a perda desta grande mulher, uma voz combativa, na luta contra o racismo e feminismo negro. Um golpe irreparável para todas nós mulheres negras e para toda a militância da luta contra o racismo em nosso pais e haveremos um bom tempo tentando assimilar essa perda...



Que os Deuses de sua fé sigo contigo para a eternidade...

Claudia Vitalino.

Um comentário:

  1. Luiza Helena Bairros deixa sua energia entre o povo negro, afim de seguirem
    seus ensinamentos.
    Luiza presenteeeeeeeeee

    ResponderExcluir