Somos...

Somos...
Rebele-se Contra o Racismo!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Aretha: Rainha do Soul

Aretha Louise Franklin (Memphis, 25 de março de 1942) é uma cantora norte-americana de gospel, R&B e soul que virou ícone da música negra. Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e, pela mesma revista, a nona maior artista da música de todos os tempos.
- Nascida em Memphis, criada em Detroit, Michigan, Aretha tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame em 3 de janeiro de1987. Recebeu os apelidos de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Reconhecida por suas habilidades na música soul e R&B, também é uma adepta de jazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera. Ela é geralmente reconhecida como uma das melhores vocalistas da história da música por publicações de porte da revista Rolling Stone e do canal de televisão VH1. É a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, atrás apenas de Alison Krauss. Aretha possui dezoito prêmios competitivos e três honorários. O estado de Michigan declarou a voz de Franklin como sendo uma maravilha natural.

Crianças e formação
Ele nasceu em 25 de março de 1942, em Memphis (Tennessee), e cresceu em Detroit. Ela é filha do pregador LeVaughn Clarence Franklin e cantora gospel Barbara Franklin . Sua mãe abandonou a família quando Aretha era uma criança, e, pouco depois, morreu. Seu pai logo percebeu o talento de Aretha, por isso queria ter aulas de piano, mas ela recusou, preferindo aprender sozinho com a ajuda de gravações. Neste momento, permaneceu em uma turnê evangelho viajar, onde uma das primeiras músicas que ele tocou foi "Precious Lord". Genie evangelho Clara Ward , James Cleveland e Mahalia Jackson estavam perto de sua família, assim Aretha cresceu rodeado por eles. Aos quinze anos, ela teve seu primeiro filho, e dois anos depois teve a segunda.

Princípios e influências gospel em Checker (1956-1960)
O raízes gospel de Franklin é uma das faixas pessoais e profissionais mais influentes. Com suas irmãs Carolyn Franklin e Erma Franklin (ambos também realizou carreiras solo) cantou na Igreja Batista de Detroit (Primeira Igreja Batista), que foi dirigido por seu pai, CL Franklin, um pastor batista, apelidado de "A voz de um milhão dólares "e um grande líder confiante Martin Luther King . Aretha passou a infância nesse ambiente gospel e jazz vozes cercado

como Dinah Washington eElla Fitzgerald . Com apenas 14 anos de idade fez sua primeira gravação para JVB / Battle Records, depois reeditado pela Checker , A alma evangelho de Aretha Franklin , em que você pode ouvir as composições do evangelho com um som potente e alma , cheio de melodias de piano, instrumento que dominava desde a infância. Em 1960, ele viajou para Nova York para ter aulas de técnica vocal e de dança. Neste momento, ele começou a gravar demos para enviar para as gravadoras.

Estágio em Columbia e Harmonia (1961-1966)
Depois de um tempo em que Aretha começou a ser considerado um prodígio, foi dito que a Motown estava interessado em ficharla, mas eventualmente assinou com a gravadora Columbia Records , sob a direção de John Hammond . Aretha entrou Columbia como um artista de alma, mas ao longo do tempo, a empresa começou adentrarla no seu catálogo de jazz, como demonstrado em Unforgettable: uma homenagem a Dinah Washington (1964), que presta homenagem a uma das suas grandes ídolos. Aretha não concordava com este guia

porque parecia que a alma de um artista e não uma senhora de jazz, embora naquele momento notamos a versatilidade musical que possuía e onde você pode encontrar muitas de suas mais belas melodias como por exemplo, "amor doce amargo", "Skylark", "Try a Little Tenderness" e muitos outros. Este foi o motivo da saída por opção Aretha Neste momento, em 1964, alcançou sucessos menores, entre os quais "Operação Heartbreak", "Rock-a-bye seu bebê com a Dixie Melody", "Lee Cruz" e "Soulville". Depois de sua partida de Columbia, ele lançou músicas de Fé (1964) com o registro em sua estréia e continuou onde o evangelho sentindo. Um ano depois, ele deixou uma vez na vida , sob o rótulo Harmony.

Revolução Alma (1967-1969) Quando Aretha deixou a Columbia a assinar os da gravadora Atlantic Records , o produtor Jerry Wexler foi proposto para remover toda a alma dentro dele. O primeiro single que ele gravou para a Atlantic Records foi "Eu nunca amei um homem do jeito que eu te amo", para o qual foram acompanhados pelo Muscle Shoals Rhythm Section , no Alabama . Este tópico foi endossado por muitos críticos como uma das grandes canções da alma , ea revista Rolling Stone escreveu: "Franklin gravou sua versão da Marvel alma, um lamento sobre o que-mal-me-tratou-o com Muscle Shoals Rhythm Section, alguns caras brancos de Alabama . " O único invadiu todos os rádios, mas que seria ainda muito mais forte " Respeito "-version da canção que Otis Redding havia gravado em 1965 com a qual Aretha definitivamente consagrada. A canção foi gravada no Atlantic Studios em New York , 14 de fevereiro de 1967 Na versão original de Redding foi adicionado uma ponte e um solo de sax, das mãos do rei Curtis ; Também foi adicionado às mudanças de acordes da canção "Quando algo está errado com o meu bebê", de Sam & Dave .

10 de março de 1967, o álbum foi editado eu nunca amei um homem do jeito que eu te amo , que contém os dois singles anteriores, além de temas como a versão da canção de Ray Charles "afogo em minhas próprias lágrimas" ou músicas de Sam Cooke "Good Times" e " A Change Is Gonna Come ". Mas Aretha também contribuíram para este álbum como

compositor com as músicas "Não me deixe perder esse sonho", "Baby, Baby, Baby", "Save Me" e "Dr. Feelgood (amor é um negócio sério)". Nesse mesmo ano, ele ganhou dois prêmios Grammy , a segunda mulher a fazê-lo. Também em 1967 (04 de agosto), ele lançou o álbum Aretha chega , o que pode-se destacar os temas "Satisfaction" e "Baby, eu te amo." Este segundo álbum Atlantic alcançou o número um, mas não era tão popular quanto seu antecessor.

Em 1968 lançou alma Lady , com o qual se reunirá enorme sucesso. O álbum continha soul music hits como "Chain of Fools", "Uma mulher natural" ou "não é de jeito nenhum". Houve também contribuições de Eric Clapton em "Bom para mim como eu sou para você", emite Ray Charles "Volte bebê," James Brown "O dinheiro não vai mudar você" eo clássico Curtis Mayfield "As pessoas ficam prontos ". No álbum, colaborando no refrão de The Sweet Inspirations , composto por Doris Troy, Dionne Warwick , sua irmã Dee Dee Warwick e primo tanto Cissy Houston (mãe de Whitney Houston ). Seis meses depois, lançou Aretha agora , dando continuidade a uma série de sucessos com " Pense "eo tema popular de Burt Bacharach " Eu faço uma pequena oração ", e que já havia tocado Dionne Warwick . Em 1969, o álbum Soul'69 fechou a década com o sucesso dos singles "o convite do Rio" e "Trazer isso para casa para mim".
Curiosidades
Aretha Franklin foi processada por quebra de contrato em 1984, quando ela não pôde estrelar no musical da Broadway Sing, Mahalia, Sing, (baseado na vida da cantora gospel Mahalia Jackson) porque ela estava com medo de voar de avião.
Ela foi introduzida no Hall da Fama das Mulheres de Michigan em 2001.
Aretha frequentemente convida a cantora Chaka Khan, uma de suas favoritas, para cantar em suas festas de aniversário.
Em 2006, o total de prêmios Grammy de Aretha Franklin subiu para dezessete com um prêmio de Melhor Performance Tradicional de R&B por "A House is Not a Home", um tributo a Luther Vandross

Vida pessoal
Ele é divorciado duas vezes, e mãe de quatro filhos. Dois deles, Kecalf e Teddy, são personagens ativos no mundo da música. Teddy é o estágio eo gerente banda Aretha músicos em turnê, além de tocar a guitarra elétrica. De 1962 a 1969, ele foi casado com

Teddy White. Em 1978 ela se casou com o ator Glynn Turman, que iriam se divorciar em 1984.

Em 2008 ele foi escolhido como Personalidade do Ano na Música 50th Prêmios Grammy , em que ele marcou seu vigésimo prêmio graças ao dueto com Mary J. Blige , "Você nunca vai mudar minha fé." Também em 2008 ele gravou um item promocional de uma empresa privada, intitulado "Levanta-te a ti mesmo", que serve simultaneamente como uma prévia para o álbum grooming.

Na terça-feira 20 de janeiro de 2009 ele apareceu no ato de tomar comando do presidente dos EUA, Barack Obama, para cantar "My Country dizer de ti."
incluído no CD So Amazing.

Aretha Franklin passou por uma cirurgia no início de dezembro de 2010, de uma doença que não iria fornecer mais detalhes.

-  Apesar de todo o sucesso, Franklin possui apenas dois singles que foram para o primeiro lugar na lista dos mais vendidos dos Estados Unidos segundo a revista Billboard: "Respect", na década de 1960 (sua canção mais conhecida) e "I Knew You Were Waiting (For Me)", um dueto com George Michael. No entanto, vários singles dela já apareceram entre os 20 mais

vendidos na lista daquela publicação, como "Think", "I Say a Little Prayer", "Until You Come Back to Me", "Chain of Fools", "(Sweet, Sweet Baby) Since You've Been Gone", "Call Me", "Ain't No Way", "Don't Play That Song (for me)", "Freeway of Love", entre outros.

Um afro abraço.

fonte:a enciclopédia livre/ unegro- cultura/fotos net

Nenhum comentário:

Postar um comentário