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Rebele-se Contra o Racismo!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UNEGRO/VOLTA REDONDA







Plano de Aula: Diversidade Étnico- Racial:


Consciência Negra na sala de aula (parte I e II)











plano de aula diversidade na sala de aulaTrabalhar a diversidade étnico-racial

não deve se restringir ao dia 20 de novembro, como já é conhecido

ela deve ser inserido no currículo escolar em todas as áreas do

conhecimento: língua portuguesa, história, geografia, matemática

, ciências e artes. Nesta série de post você ficará conhecendo um

pouco mais sobre esta temática e como trabalhar esta vasta cultura

em sala de aula.
A Diversidade Étnico- Racial, é uma questão que, infelizmente, ainda é

um tabu a ser quebrado em sala de aula, inúmeras inseguranças tomam

conta do educador. Muitos colocam a culpa na falta de material, mas há

uma gama de materiais sobre o assunto, apesar de muitos aparecerem

de forma não-explícita. Ainda há materiais que podem ser adaptados e

criados para contribuir para o enriquecimento do assunto.
O desenvolvimento deste projeto visa levar aos alunos as ferramentas

necessárias para que ele tenha consciência da importância e influência

da cultura africana na sociedade atual, visando a contribuição na

construção de sua personalidade, seja como afro-descendente ou não,

além de incutir o respeito a diversidade nas características físicas e

culturais.
Conhecer a raiz da história africana e os termos comuns a este aprendizado

, é essencial para que o educador conduza de forma eficiente e eficaz o assunto.

Além da quebra de pré-conceitos, inerentes à conduta do ser humano.
De acordo com a Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, o estudo da

História da África e dos Africanos e a contribuição da cultura negra na

formação do povo brasileiro tornam-se obrigatórios no currículo escolar.

Essa lei passou a valer para todos os níveis da educação básica com a

instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das

Relações Étnico-Raciais.
O Brasil é a segunda maior nação negra do mundo e foi necessária a

criação de uma lei para que houvesse um tardio reconhecimento da

importância da cultura negra na sociedade brasileira. A implantação


desta lei não relega o papel do negro na História do Brasil como simples

escravizado e sim como um grande contribuidor do multiculturalismo que

o nosso país. Com isso, buscamos explicitar alguns conceitos que

sustentam

este trabalho.
É base para o ser humano, em seu desenvolvimento, o autoconhecimento.

De que adianta "inserir" no sujeito conhecimentos matemáticos, lingüísticos,

geográficos, científicos?, Se ela não se identifica com o meio no qual vive,

não se conhece como sujeito, não se sente integrada a sociedade.

Ela pode ser capaz e aprender os conceitos, mas não os

usará para transformar o local/ meio onde vive. Sem o autoconhecimento,

através da construção de sua identidade não forma-se cidadãos ativos

e atuantes.
A opinião do grupo no qual está inserida também conta no processo

de construção da identidade, por isso a discriminação pode ser um

fator opressor na formação do ser humano. As pessoas negras constroem

sua identidade a partir de modelos ditados pelos não-negros, que geralmente

assumem atitudes e pensamentos diferentes dos seus. A criança negra

precisa se ver como negra aprender a respeitar a imagem que tem de

si e ter modelos que confirmem essa expectativa. Sem raízes um povo

não constrói sua identidade, para o aluno "branco" descendente de

europeus é fácil construir sua identidade, pois a sociedade produz

conhecimentos

que respeitam este grupo.
Muitas vezes a escola tem o poder de valorizar, segregar,

discriminar e até eliminar a identidade negra de sala de aula.


DIVERSIDADE ÉTNICO- RACIAL:


CONSCIÊNCIA NEGRA NA SALA DE


AULA (PARTE II)


OBJETIVO GERAL
•Valorizar a cultura afro-descendente, reconhecendo a sua presença de

forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz

respeito à literatura, arte, culinária, religião música e dança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Discutir as relações raciais no ambiente escolar;
•Reconhecer e valorizar a cultura africana e afro-descendente, como

formadora da nossa cultura;
•Promover o respeito pelas várias etnias;
•Reconhecer a constante presença da marca africana na literatura,

na música, na culinária, na arquitetura, na lingüística, na criatividade

na forma de viver, de pensar, de dançar, de rezar.
ENCAMINHAMENTO:
1. Leitura e discussão do livro "Menina Bonita do Laço de Fita"

– Ana Maria Machado;
2. Montar uma paleta com massa de modelar: tons de bege e

marrom. Ir misturando as cores, como se uma cor fosse o pai e outra a mãe.

Isto permitirá que a criança perceba porque possui tal cor de pele.

Aproveite a história de Ana Maria Machado, que demonstra

nitidamente o que acontece no Brasil: a miscigenação.
3. Ter em sala de aula objetos tais como roupas, figuras, livros,

máscaras, instrumentos musicais, entre outros de origem africana.

Montar uma maleta onde esses objetos possam ser guardados e levados

para casa, para descrição. Cada dia um aluno leva a maleta, escolhe um

objeto e escreve sobre ele. No outro dia compartilhar com a turma sua

experiência e lê o que escreveu.
4.Em um sulfite, os alunos deverão desenhar como imaginam a África.Expor

os desenhos e conversar sobre eles, comparando – os com imagens de

alguns países da África, seus costumes, localização, belezas naturais etc.
5. Montar um texto coletivo sobre a África a partir destas observações e

montar um cartaz sobre a sua nova visão da África, com desenhos do que

mais gostou.
6. Contar a história "Bruna e a Galinha d´Angola": leitura, discussão oral.

Localização de Angola no mapa; característica do lugar; língua falada;

construções entre outras curiosidades. Enfatizar como na cultura africana, é

forte o respeito pelos mais velhos e suas tradições orais.
7. Confeccionar em equipe, algumas bandeiras de países africanos;

exposição das mesmas.
8. Com dobradura, construir casa africanas, pintar explorando

também as cores e as formas geométricas utilizadas por eles.

Ver casas Ndebele.
9. Em revistas, fazer uma pesquisa de figuras de personagens

negros ou afro descendentes, para conversação e montagem de

uma painel. Leitura de algumas biografias: Pelé, Mandela, Zumbi

dos Palmares.





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